Apresentação e histórico do PPGFIL
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGFIL/UERJ) tem por metas principais o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas nas diversas áreas da filosofia bem como a formação de mestres e doutores em filosofia. É objetivo do PPGFIL formar pesquisadoras(es) que valorizem o debate filosófico e a interação com a comunidade acadêmica em sentido amplo, de modo a incluir criticamente perspectivas e metodologias empregadas em diferentes áreas do conhecimento.
O PPGFIL está organizado em quatro linhas de ensino e pesquisa: Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências, Ética e Filosofia Política, Estética e Filosofia da Arte e Metafísica e Filosofia da Natureza. Cada docente pode participar de até duas linhas de pesquisa.
O processo de seleção para ingresso no mestrado e de doutorado é anual, tendo lugar geralmente entre os meses de outubro e dezembro.
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi criado em 1992 com a finalidade de formar pesquisadoras(es) e professoras(es) de alto nível na área de Filosofia. Inicialmente, foi oferecido unicamente o curso de mestrado. O doutorado foi criado em agosto de 1998.
Em 2009 foi autorizada a reformulação do Programa por meio da deliberação 038. Esta reformulação teve como principal objetivo aprimorar as condições necessárias para oferecer um curso de mestrado e doutorado com padrão de excelência. O novo Regulamento do Programa modificou o Regulamento antigo especialmente com relação aos seguintes pontos:
(1) adoção de critérios de inclusão e permanência de docentes no Programa vinculados a parâmetros qualitativos e quantitativos de produção trienal;
(2) alteração na estrutura curricular do mestrado e do doutorado, com diminuição do número de disciplinas a serem cursadas e a alteração no número de créditos por disciplina e na proporção entre disciplinas obrigatórias, eletivas e optativas, mantendo, entretanto, o número de créditos total e a carga horária total.
Desde março de 2015, um novo regimento para o programa de pós-graduação em filosofia da UERJ entrou em vigor. Essas alterações dizem respeito a três pontos. A primeira alteração diz respeito a uma modificação na área de concentração do programa. Quando o PPGFIL foi criado, em 1992, optou-se, em função da composição do corpo docente, por adotar como área de concentração “Filosofia Moderna e Contemporânea”. A entrada de novos membros provocou uma diversificação das áreas de concentração das pesquisas realizadas no PPGFIL, levando o colegiado do programa a decidir que a área de concentração seria denominada simplesmente “Filosofia”.