Ciclo de palestras “mais de um – animal”

23 set

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ em conjunto com grupo de pesquisa “Contragrupo, estudos de genealogia do cânone” vem por meio desta mensagem convidar a todes para a abertura do ciclo de conferências “mais de um – animal” que contará com a conferência da professora doutora Fernanda Bernardo, do Departamento de Filosofia da Universidade de Coimbra, uma das maiores pesquisadoras do campo da desconstrução e de todas as implicações ético e políticas deste pensamento tão relevante.

A palestra, “Derrida – o ‘eleito secreto’ dos animais”, ocorrerá de maneira online, no dia 23 de setembro, às 10:30, horário de Brasília.

O ciclo de palestras “mais de um – animal” é organizado como atividade do “contragrupo”, grupo de pesquisa da UERJ ( https://www.contragrupo.com/ ) que investiga a construção do cânone do pensamento ocidental e toda a sua implicação em diversas estruturas de opressão que se reproduzem, silenciosamente, pelos espaçamentos que edificam a “nossa” civilização.

Neste ciclo de conferências, coordenado pelos professores doutores C. C. Coelho e Fabiano Lemos, pretendemos colocar à prova os discursos formados sobre aquilo que chamam, nas línguas ocidentais, de “o animal”, além de explicitar a implicação da violência especista para a fundação do cânone.

Dia 23/09 às 10:30 – Rio de Janeiro

Professora doutora Fernanda Bernardo

Título:
Derrida – o “eleito secreto” dos animais.
Derrida e a responsabilidade compassiva pela paixão dos animais
O evento será online, no zoom. Incrições pelo email maisdeumanimal@gmail.com ou pelo Instagram @contragrupo.uerj